A orientação empreendedora dos gerentes de projetos influencia na intenção de adotar plataformas de crowdsourcing innovation

Autores

Palavras-chave:

Crowdsourcing innovation, Orientação individual empreendedora, Teoria Comportamento Planejado

Resumo

Este estudo foi inicialmente submetido na conferência da Associação Portugues de Sistemas de Informações explora como a orientação empreendedora dos indivíduos afeta a intenção de adotar plataformas crowdsourcing innovation. Aplicou-se um survey em uma amostra composta por 395 gestores de projetos de inovação de companhias petrolíferas de ação global. O fenômeno foi analizado a luz da teoria do comportamento planejado (TCP) utilizando-se de modelagem de equações estruturais pelo método dos mínimos quadrados. Propusemos um modelo teórico contemplando a teoria da IEO e os constructos da TCP. Os resultados revelam que a orientação empreendedora dos gestores tem forte influência na decisão quanto a adoção de plataformas de crowdsourcing innovation. O estudo inova ao propor um modelo teórico capaz de ajudar outros pesquisadores a predizer atitudes que podem ser alteradas para que se consiga produzir mudanças nas intenções dos sujeitos.

Biografia do Autor

Lieda Amaral de Souza, BSSP - Centro Educacional

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1984) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001). Atualmente é coordenadora comissão da mulher contabilista do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte, escotista chefe da tropa sênior do Grupo Escoteiro do Ar Nossa Senhora das Neves, Auditora Fiscal da Receita Federal - Receita Federal do Brasil e professora e pesquisadora - BSSP Centro Educacional. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de desempenho, legislação tributária, orientação individual empreendedora, contabilidade internacional e contabilidade tributária.

Isabel Maria Pinto Ramos, Universidade do Minho

Isabel Ramos é Professora Associada (PhD, Agregação) no Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho em Portugal. É doutorada em Tecnologias e Sistemas de Informação, especialização em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação, desde 2001. Isabel Ramos é a Chefe do Departamento de Sistemas de Informação. Foi Diretora do Programa Doutoral em Sistemas e Tecnologias de Informação (2014-2019) e Presidente da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação.

 

Isabel Ramos foi Presidente do Capítulo Português da Associação de Sistemas de Informação e Presidente da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação. É a Presidente da Comissão Técnica 8 (Sistemas de Informação) do IFIP – Federação Internacional de Sistemas de Informação, bem como a representante portuguesa. Isabel Ramos é AIS VP of Membership e foi membro do AIS Communications Committee e do AIS LEO award Committee.

Ela recebeu o:

* IFIP Outstanding Service Award (2009) - https://www.ifip.org//index.php?option=com_content&task=view&id=85&Itemid=475

* IFIP Silver Core Award (2013) - https:/ /www.ifip.org//index.php?option=com_content&task=view&id=84&Itemid=475

* IIAKM - Lifetime Academic Achievement Award (2021) - http://iiakm.org/awards/lifetime.php

 

É o contacto da Universidade do Minho no European Research Centre for Information Systems (ercis.org) trabalhando nas temáticas de Digital Transformação em PME.

 

Isabel Ramos coordenou o grupo de investigação Sistemas e Tecnologias de Informação para a Transformação das Organizações e da Sociedade (ISTTOS) de 2008-2015 e a Linha Temática de Investigação Resiliência e Agilidade das Organizações do centro Algoritmi da Universidade do Minho. Coordenou várias conferências importantes das quais se destaca a European Conference on Information Systems 2017 que recebeu cerca de 950 submissões.

Orienta várias dissertações de doutoramento e mestrado nas áreas da Gestão do Conhecimento e da Inovação e IST para a Resiliência Organizacional. É investigadora principal em vários projetos em parceria com empresas portuguesas e agências governamentais, bem como em projetos financiados pela Europa. É coautora/coeditora de 9 livros e mais de 150 artigos científicos e técnicos.

Downloads

Publicado

04-05-2023