INFLUÊNCIA DO TAX MANAGEMENTE TAX AGGRESSIVENESS NA QUALIDADE DA PREVISÃO DO LUCRO DAS COMPANHIAS ABERTAS BRASILEIRAS

Autores

Palavras-chave:

Tax Management, Tax Aggressiveness, Qualidade da previsão dos analistas

Resumo

O estudo analisaa influência das informações tributárias sobre o lucro na qualidade da previsão do lucro por ação por analistas financeiros. Os dados foram coletados no sistema I/B/E/S de 1999 a 2014 de 651 companhias. A pesquisa utilizou dados em painel de efeito fixo e aleatório, o tamanho da amostra varia de acordo com o tipo de painel. O resultado indica que a taxa efetiva de tributação (ETR) está abaixo da taxa definida pelo IRPJ, sugerindo a presença de tax management. Aproximadamente em 96% dos casos o lucro contábil é maior do que o lucro tributável sugerindo tax aggressiviness, o que reduza qualidade informacional. O erro e a acurácia da previsão do LPA sofreram influência das informações tributárias sobre o lucro, com base nas diversas métricas tributárias utilizadas na pesquisa, na qual sugerem que os gestores têm incentivos à tax aggressiveness e as firmas manipulam os lucros contábeis para cima e/ou o lucro tributável para baixo, gerando BTD positiva. Visto, que as ETRs do primeiro, segundo e terceiro trimestre são maiores do que as do quarto, sugere que os gestores gerenciam as informações tributárias trimestrais para cima e descarregam no quarto trimestre provocando maior tax aggressiveness no período.

Biografia do Autor

Valdemir Galvão de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Bacharel em Administração de Empresas - UFRN/1997. Especialista em Docência do Ensino Superior - UFRJ/2002. Graduação em Educação Fisica - Licenciatura Plena - UFRN/2005. Bacharel em Ciências Contábeis - UnP 2018. Mestre em Engenharia de Produção - UFRN/2005. MBA em Administração Financeira - FARN/2010. Doutor em Ciências Contábeis - Programa Multiinstitucional e Inter-Regional UnB/UFPB/UFRN/2015. Experiência na área de Finanças Corporativas. Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Edilson Paulo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D. Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo. Pós-doutoramento em Controladoria e Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFPE/UFRN. Professor Associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Diretor da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - ANPCont (Diretor Científico - mandato 2020-2021 / Diretor Presidente - mandato 2022-2023). Membro do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade - CBPS. Avaliador de instituições de Ensino Superior e de Cursos de Graduação do Ministério da Educação (MEC/SINAES). Foi professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Visiting Faculty (Professor) na University of Roehampton - Londres -UK (2012). Foi Editor Geral do periódico ASAA Journal (revista da ANPCont). Participou como docente permanente nos PPG em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFRN (Multi), da UFPB, da UFRN e da UFRGS. Ex-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UFPB. Participa(ou) do Conselho Editorial dos diversos periódicos científicos e técnicos nacionais. Associado da American Accounting Association (AAA) - section International Accounting, European Accounting Association (EAA), International Accounting Association for Education and Research (IAAER) e Instituo Brasileira de Governança Corporativa. Consultor ad hoc do CAPES, CNPq e MEC. Autor de trabalhos premiados em congressos, como os da AnpCONT, Enanpad e USP. Tem experiência profissional na área de Contabilidade e Controladoria em companhias abertas e fechadas. Autor de artigos científicos e capítulos de livros. A principal área de interesse é Informações Contábeis para Usuários Externos, principalmente, sobre os temas: macroeconomia e contabilidade, assimetria informacional, qualidade das informações contábeis, gerenciamento de resultados contábeis e normas e práticas contábeis nacionais e internacionais. Contemplado com Bolsa Produtividade em Pesquisa pelo CNPq - Nível 2 (PQ 2014-2017 e PQ 2017-2020) e Nível 1D (PQ 2020-2024).

Downloads

Publicado

04-05-2023