Remuneração do Auditor e a Prática de Gerenciamento de Resultados

Autores

Resumo

A auditoria independente é geralmente associada ao objetivo de garantir a confiabilidade nas informações financeiras divulgadas ao mercado. Apesar dos incentivos para a prestação de um serviço de auditoria de qualidade, notadamente o risco de litígio e o reputacional, a relação comercial existente entre a firma de auditoria e a empresa auditada pode ensejar conflitos de interesse que, em última instância, podem culminar na perda da independência. Nesse contexto, o valor dos honorários cobrados pelas firmas assume importância central na discussão sobre a qualidade do serviço prestado pelo auditor. Com base nesses aspectos, o presente estudo teve como objetivo analisar a relação entre a presença de honorários anormais de auditoria e a prática de gerenciamento de resultados por parte da empresa auditada. Os testes empíricos foram realizados com base em modelos de precificação de honorários e de gerenciamento de resultados, utilizando dados de 240 empresas não financeiras de capital aberto, entre 2009 e 2015. De forma geral, os resultados apurados indicam que, no contexto do mercado de capitais brasileiro, os honorários anormais de auditoria implicam em maior esforço da firma na prestação do serviço, culminando em maior qualidade dos trabalhos.

Palavras-chave: Qualidade da auditoria, Honorários de Auditoria, Gerenciamento de Resultados.

Biografia do Autor

Elmo Dias da Silveira, Universidade de Brasília - UnB

Doutorando do programa de pós-graduação da Universidade de Brasília (UnB). Membro do Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Contabilidade Financeira (CEPECONF) da Universidade Federal de Goiás (UFG), sediado na Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE). Atou como professor substituto do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal de Goiás - UFG (2017). Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB) na linha de mercado financeiro e de capitais. Possui pós-graduação em Controladoria e Finanças (2012) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Goiás (2010).

José Alves Dantas, Universidade de Brasília - UnB

Professor da Universidade de Brasília (UnB) e servidor do Banco Central do Brasil, é graduado em Ciências Contábeis e em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com mestrado e doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB). Foi professor da Universidade Paulista (UNIP), do Centro Universitário Unieuro e do Centro Universitário Brasília (Uniceub), além de ter atuado em cursos de especialização na Universidade de Brasília, na Fucape Business School, na Fundação Getúlio Vargas, na Universidade Estadual de Goiás, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e na Universidade Católica de Brasília. Pesquisador nas áreas de concentração de contabilidade para usuários externos, mercado financeiro e auditoria, tem artigos publicados em diversos periódicos das áreas de contabilidade e finanças e em congressos científicos nacionais e internacionais.

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Publicado

04-05-2023