Relato de Ensino - Aprendendo Praticando

Autores

Palavras-chave:

Análise de custos, Produção, Relatórios, Project Based Learning

Resumo

O relato de ensino Aprendendo Praticando tem como objetivo principal apresentar os conteúdos teóricos desenvolvidos em sala de aula, aos discentes da disciplina Análise de Custos, de forma prática. Para atingir tal fim, os alunos desenvolvem em grupo toda a sistemática de custos de um processo de produção e venda de determinado produto alimentício escolhido por eles, determinando o custo unitário e total pelo custeio por absorção e variável, formando o preço de venda, projetando Demonstrações de Resultado do Exercício pelos dois métodos de custeio, fazendo uso da ferramenta de análise custo, volume e lucro. Ao mesmo tempo em que organizam a fabricação e vendas do produto, os alunos apresentam e discutem os procedimentos contábeis em sala de aula, constantes no relatório de planejamento. Após esta fase inicial, os alunos se preparam para produzir, divulgar e efetuar a venda dos produtos fabricados à comunidade da UFRN, discentes, docentes, servidores e terceirizados, em um evento chamado Feirinha de Custos. Decorrido o evento, os alunos elaboram e apresentam o Relatório Final de Planejamento, Execução e Controle, que contém as informações constantes no relatório inicial comparados com os dados executados e análise das variações encontradas, além da análise da viabilidade do empreendimento.

Biografia do Autor

Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira Lucena, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É doutora pelo Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis UnB, UFPB e UFRN, programa no qual concluiu seu mestrado, no ano de 2008. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) . Foi professora substituta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte de agosto de 2006 à julho de 2008. Já lecionou na UNIFACEX e na Faculdade CDF Ponta Negra. Hoje, é professora adjunta da UFRN. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade comportamental, vieses cognitivos, medidas de desempenho, custos, controle interno de estoque de medicamentos.

Adriana Isabel Backes Steppan, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Luterana do Brasil (1994), Mestrado em contabilidade pelo Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós Graduação em Ciências Contábeis (2006) e Doutorado em contabilidade pelo Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós Graduação em Ciências Contábeis (2016). É professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A área de pesquisa é em contabilidade comportamental, contabilidade gerencial e custos.

 

Downloads

Publicado

04-05-2023