Queiroz Galvão Óleo e Gás (QGOG): quem estava esgotando suas energias para continuar sobrevivendo?

Autores

  • Yara Magaly Albano Soares Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Wenner Gláucio Lopes de Lucena Universidade Federal da Paraíba - UFPB https://orcid.org/0000-0002-2476-7383
  • Tiago Nunes Batista Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Palavras-chave:

Teoria dos Custos de Transação, Teoria da Contingência, Petrobras, “Lava-Jato”

Resumo

Este caso de ensino sobre a Queiroz Galvão Óleo e Gás (QGOG), hoje chamada The Constellation Oil Services, prestadora de serviço da Petrobras, possui lastro para discussão em cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu em Ciências Contábeis, Administração e Economia. Tem como objetivo relatar as consequências de contratos incompletos e da desconsideração de variáveis contingenciais no ambiente de negócios com ativos específicos. Os dados foram levantados por meiode documentos e relatórios públicos e tratados por meio da análise de conteúdo. O estudo confronta a situação da empresa com aspectos fortemente relacionados a Teoria dos Custos de Transação e da Contingência, possibilitando que os alunos, ao fazer a interação teórico/prática, possam ter uma experiência de se colocar como gestor de forma a ampliara sua capacidade de discernimento na tomada de decisão em possíveis situações reais.

Biografia do Autor

Yara Magaly Albano Soares, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Contabilidade pelo Programa de Pós-graduação de Ciências Contábeis da UFPB (PPGCC) (2022). Linha de pesquisa, usuário interno. Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2007).Possui graduação em Ciências Contabeis pela Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (2004) e graduação em Cooperativismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1992). Atualmente é professor assistente 1 da Universidade Federal da Paraíba e estudante de Estatística pela Universidade Potiguar. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Gerencial.

Wenner Gláucio Lopes de Lucena, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN (2011) e Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN (2004). Especialista em Controladoria pela Universidade Federal da Paraíba (2001). Graduado em Engenharia de Minas pela Universidade Federal da Paraíba (2001) Atual UFCG. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba (1998). Professor Associado II da Universidade Federal da Paraíba. Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Contábeis UFPB (2014-2018). Editor da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC). Avaliador de Curso de Graduação e Tecnológico, Presencial e a Distância do Ministério da Educação (MEC/SINAES). Membro da Comissão Assessora de Área do ENADE em Ciências Contábeis (2015 a 2021). Autor de trabalhos premiados em congressos, como os da AnpCONT, AdCont, SemeAd e Seminário da UFPE em Ciências Contábeis, além de premiação na Iniciação Cientifica PIBIC (2014/2015). Atuou como Docente e Orientador no curso de Mestrado do Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN e atualmente é o Coordenador e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da UFPB. Presidente da Academia Paraibana de Ciências Contábeis (APBCICON). Coordenador do Projeto de Extensão: Educação Financeira para Toda a Vida e Idealizador e Coordenador Nacional da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF). Coordenador Regional na Paraíba da Associação Brasil de Educadoras e Educadores (ABEEF). Líder do tema Educação Financeira no Encontro da ANPAD (2021-2022). Participa como pesquisador de vários grupos de pesquisa cadastro no CNPq e é líder do grupo Contabilidade e Educação Financeira (UFPB). Tem experiência na área de Administração com ênfase em Ciências Contábeis, as principais áreas de interesse são: Contabilidade Aplicada aos Usuários da Informação, Educação Financeira e Finanças Comportamentais

Tiago Nunes Batista, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Graduado em finanças e Administração de Empresas. Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão da Qualidade e Produtividade e Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública. Mestrando em Ciências Contábeis. Atualmente exerce a função de analista técnico da Diretoria de Administração da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Tem experiência na(s) área(a) de licitações, contratos e convênios, Gestão de Custos e Formação de Preço de Venda, Planejamento Estratégico e no Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Downloads

Publicado

04-05-2023