A Retenção de Lucro das Empresas Brasileiras e sua Relação com o Excesso de Confiança

Autores

Palavras-chave:

Excesso de confiança, Retenção de Lucro, Tomada de decisão, Acionistas

Resumo

Nas diversas metodologias empregadas para mensuração do excesso de confiança, encontra-se a figura do gestor (CEO, CFO etc.) como principal tomador de decisão, ignorando o papel relevante também exercido pelos acionistas por meio de assembleias que definem a destinação do lucro do período. Ao estabelecerem o grau de retenção do lucro, existe a possibilidade dessa decisão ser produto do excesso de confiança sobre o investimento realizado pelo acionista. O objetivo desta pesquisa é sugerir uma forma alternativa de mensurar o excesso de confiança por meio da tomada de decisão dos acionistas no âmbito das empresas que operam no mercado de capitais brasileiro. A partir da possiblidade da mensuração do excesso de confiança sob a perspectiva do acionista, este estudo representa uma possibilidade de comparação das expectativas dos acionistas com as do executivo, avaliando a existência do problema de agência. A amostra é formada pelas empresas ativas listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3) que realizaram operações entre os anos de 2010 e 2018. Foi adotada a premissa, a exemplo de outros estudos, de que as retenções acima da mediana apresentada indicam a presença do excesso de confiança dos acionistas. Constatou-se uma baixa oscilação relativa da mediana ao longo do período analisado.

Biografia do Autor

Rafael Rocha Simões , Universidade Federal da Bahia - UFBA

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal da Bahia, graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Gerencial, Controladoria, Auditoria, Finanças Comportamentais, atuando principalmente nos seguintes temas: estrutura organizacional, titulação acadêmica, contabilidade para o terceiro setor, finanças comportamentais, auditoria.

Jorge de Souza Bispo, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutor em Contabilidade e Controladoria pela FEA-USP (2009), Mestre em Gestão Empresarial pela Ebape-FGV(2003), Master em Direito Tributário (LLM) pelo Insper-SP (2011). Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Mineira de Educação e Cultura-FUMEC (1986), em Direito pela Universidade Paulista (2005) e em Ciências Contábeis pela Universidade Paulista (2018). Professor de Pós Graduação de diversas instituições, como Universidade Federal de Goiás da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras(FIPECAFI). Avaliador de artigos dos Congressos USP de Contabilidade, do Congresso ANPCONT e do Congresso Enanpad. Avaliador de diversos periódicos. Atualmente é aposentado como Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil e Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem experiência na área de Administração e Direito, com ênfase em Administração Pública, Financeira, Contabilidade, Auditoria e Tributos.

Joseilton Silveira da Rocha, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Professor Titular - UFBA com ingresso em 1997. Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC - 2003, Mestre em Ciências Contábeis pela USP - 1996, Especialista em Contabilidade pela USP -1993, Especialista em Contabilidade Gerencial pela UFPB 1991, Graduação em Ciências Contábeis pela UEPB - 1986. É docente no Bacharelado em Ciências Contábeis, em cursos Lato Sensu e Stricto Sensu (Mestrado em Contabilidade) na Faculdade de Ciências Contábeis da UFBA. Pesquisador do CNPq, Líder do Grupo de Pesquisa Contabilidade e Controladoria Certificado pela UFBA e Credenciado no CNPq, e líder do Laboratório de Ensino da Distância FCC/UFBA. Na administração da Faculdade/Universidade, foi Presidente do Conselho Curador da UFBA por dois mandatos, Diretor da Faculdade de Ciências Contábeis por dois mandatos, Coordenador do Programa Stricto Sensu - Mestrado em Contabilidade por dois mandatos, Coordenador de cursos Lato Sensu, Chefe do Departamento de Ciências Contábeis, e atualmente é representante da Faculdade no Conselho Acadêmico da Universidade, e faz parte do NDE - Núcleo Estruturante Docente, Membro do Colegiado dos cursos de Mestrado e de Graduação em Ciências Contábeis da UFBA.. Na Extensão - Desde 1997 é Coordenador de Cursos Lato Sensu em Contabilidade Gerencial, Auditoria e Controladoria e participou, como líder, de projeto financiado pelo CNPq em Organizações do Terceiro Setor no Baixo Sul da Bahia. Na Pesquisa - orientou e é orientador de alunos no Stricto Sensu - Mestrado em Contabilidade; Tem participação em bancas examinadoras de trabalhos de conclusão no stricto e lato sensu; Publicou diversos artigos; Orienta alunos no Stricto Sensu e é professor orientador de alunos na graduação.

José Sérgio Casé de Oliveira, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2010), mestrado em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (2013) e doutorado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2017). Atualmente é professor do bacharelado em Ciências Contábeis da UFBA e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da UFBA. Tem experiência nas áreas de Estatística e Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos.

Downloads

Publicado

04-05-2023