NOTA DE ESCLARECIMENTO

Sobre a matéria veiculada em jornais e na mídia em geral, relacionada a conduta de profissionais da contabilidade, condenados em primeira instância na ação penal nº 0801651-77.2020.4.05.8400, em trâmite na 14ª vara da Justiça Federal da seção judiciária do Rio Grande do Norte, proposta pelo Ministério Público Federal, o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte – CRCRN informa que:

a) O CRCRN tem intensificado, diuturnamente, as ações de fiscalização no Estado do Rio Grande do Norte, com o escopo de conscientizar a classe contábil, para que os profissionais possam desempenhar o ápice dos padrões técnicos e éticos, visando à qualidade de todas as informações geradas, em estrita observância às Normas Brasileiras de Contabilidade e de Auditoria, em benefício do mercado e da sociedade, bem como pelo fiel cumprimento da norma constitucional e infraconstitucional;
b) O Conselho ressalta que adotará as medidas cabíveis necessárias com a instauração de processo administrativo ético-disciplinar para apurar a conduta dos profissionais da contabilidade envolvidos no caso, assegurando a todos os ditames legais pertinentes ao direito do contraditório e à ampla defesa.

Ressaltamos que a fiscalização do exercício da atividade contábil é a nossa principal missão, observando sempre e em total consonância com todo o acervo normativo legal, para que não venha a violar direitos.

Natal/RN, 11 de fevereiro de 2023.

Contador Anailson Marcio Gomes
Presidente do CRCRN