Fatores determinantes para utilização da contabilidade na prestação de contas eleitorais sob a ótica dos profissionais contábeis

Autores

Palavras-chave:

Contabilidade eleitoral, Profissional contábil, Transparência

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo identificar os fatores determinantes para utilização da contabilidade na prestação de contas eleitorais sob a ótica dos profissionais contábeis. A pesquisa classifica-se como descritiva e quantitativa, e por meio do procedimento técnico survey, foram aplicados questionários para 41 respondentes, nos quais os resultados foram analisados através da estatística descritiva e da Análise Fatorial Exploratória (AFE). De modo geral, observou-se através da estatística descritiva uma participação com predominância maior dos profissionais do gênero feminino, com faixa etária jovem e com formação a nível de graduação. Através da AFE, foram identificados quatro fatores que explicam a utilização da contabilidade na prestação de contas sob a ótica dos profissionais contábeis: F1 - Transparência na prestação de contas e valorização do profissional contábil; F2 - Maior procura pelos serviços contábeis; F3 - Relevância das informações contábeis para candidatos e políticos e F4 - Necessidade de informação por parte da população. Destarte, o artigo contribui com a literatura para o entendimento da sociedade sobre a importância da atuação e a necessidade do profissional contábil a respeito da transparência dos fatos ocorridos na política.

Biografia do Autor

Ítalo Carlos Soares do Nascimento, Faculdade Católica do Rio Grande do Norte

Doutorando e Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui MBA em Finanças e Controladoria pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atualmente é docente do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN). Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Pesquisa e ensino em contabilidade, Gestão de custos, Governança corporativa, Internacionalização de empresas, Sustentabilidade empresarial, Gênero e diversidade nas organizações.

Jane Elly Nunes da Costa, Faculdade Católica do Rio Grande do Norte

Mestrado em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2020); Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2014), graduação em Gestão Empreendedora pela Universidade Potiguar (2008), graduação em Administração pela Universidade Potiguar (2018). Atualmente é docente da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (2020) e Professora Substituto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2021). Tem experiência na área de Administração, e contabilidade com ênfase em gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: tomada de decisões, traços, ensino superior. metodologias de ensino. ciências, gestão e contabilidade gerencial.

Downloads

Publicado

04-05-2023