Códigos de ética e sua qualidade: um estudo expiratório dos níveis de governança das empresas listadas na [B3]

Autores

Palavras-chave:

Código de Ética, Qualidade da informação contábil, Disclosure voluntário

Resumo

O presente estudo buscou analisar os códigos de ética das empresas listadas na Bolsa, Balcão, Brasil (B3) investigou se as empresas que possuem uma melhor qualidade nos códigos de ética estão em níveis maior de governança. A amostra compreendeu apenas as entidades que possuíam código de ética publicados em seus sítios eletrônicos, resultando em um total de 286. Para investigação foi realizada uma análise de conteúdo nas informações dos códigos de éticas das empresas referentes ao período da amostra. Foram analisados neste estudo todos os códigos de ética publicados até o ano de 2018. Como proceder metodológico, realizou-se a leitura de cada código de ética, em que foi utilizado o modelo de avaliação de qualidade de códigos de ética criado por Garegnani, Merlotti e Russo (2015). Os resultados demonstraram que a maioria das empresas apresentam códigos de ética com scores entre 6,5 e 8. Após isso foi aplicada uma correlação Ponto Bisserial para verificação da associação entre os códigos de ética de melhor qualidade e os diferentes níveis de governança corporativa. Com os resultados da correlação não foi possível constatar a associação entre os códigos de ética de melhor qualidade e os melhores níveis de governança corporativa da B3.

Biografia do Autor

Igor Thierry Silva Donato, UNIFACEX

Mestre em Ciências Contábeis: área de concentração em mensuração e evidenciação contábil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2020). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN (2017). Contador com registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade - CRC/RN sob o registro CRC-RN 013710/O, foi Chefe do setor de produção da M.I Indústria e Comércio (2015). Assessor de gabinete do Ministério Público de Contas- MPC/RN, no gabinete da Exma. Procuradora Luciana Ribeiro Campos (2020), como também exerceu a função de Chefe de Gabinete (2021). Foi também Coordenador dos Cursos de Gestão da UNINASSAU/Parnamirim (2022). Atualmente é Chefe do Setor de Contabilidade do Instituto de Previdência do Município de Natal - NATALPREV, além de estar ocupando o cargo de Diretor Financeiro substituto de acordo com a Portaria 2033/2021- AP, do Departamento de execução Financeira e Aturaria - NATALPREV; Professor Substituto do Magistério Superior na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), nas disciplinas de: Introdução a auditoria Pública e Governamental e gestão do orçamento Público; também é Professor do Centro universitário UNIFACEX (2021 - atualmente) nas disciplinas de Administração Orçamentária governamental, contabilidade Básica, Intermediária I, estrtura das demonstrações contábeis, Auditoria I , Contabilidade Governamental II e Auditoria empresarial II. É Membro da Comissão Permanente de Estudos dos Assuntos da Contabilidade Pública do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte. Além de ser Associado do escritório de contabilidade Barreto & Pereira Pinto Contadores Associados.

Elvis Francelino Pereira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Especialização em Auditoria e Perícia Contábil pela Universidade Potiguar (2010). Especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual da Paraíba (2015). Especialização em Direito Tributário pelo IBET (2017). Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2020). Atualmente é Auditor Fiscal Tributário Estadual - SEFAZ/PB. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Auditoria Fiscal.

 

Joílson Andrade de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduado em DIREITO pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Recife (1996 a 2000), Pós-graduado em Administração Pública pela Universidade Castelo Branco (UCB), Rio de Janeiro (2008 a 2009), Graduando em Ciências Contábeis, início em 2015 e Mestrando em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), início em 2018.

Downloads

Publicado

04-05-2023