Identificação de outliers em processos de dispensas e inexigibilidades em licitações públicas: um estudo comparativo entre UFRN, IFRN e UFERSA nos anos de 2017 e 2018

Autores

  • Eulália Aires de Siqueira Gê Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Erivan Ferreira Borges Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN https://orcid.org/0000-0002-3592-4137

Palavras-chave:

Identificar outliers, Mineração de dados, Dispensa, inexigibilidade de licitação

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo identificar outliers, através da mineração de dados com a utilização do método quartil, nos processos de dispensa e inexigibilidade de licitação realizados pelas instituições Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Para a realização da análise foi aplicada uma abordagem quantitativa a partir da coleta de dados sobre as três instituições estudadas através do portal da transparênciado governo federal, no período compreendido entre os anos de 2017 e 2018. Através da aplicação do método quartil foram identificados os valores considerados como outliers e as variações entre leves e extremos, de acordo com a discrepância. Portanto, concluiu-se que diante dos resultados foi possível observar os valores e estatísticas relacionados aos outliers, assim como determinar a adequação do método utilizado para a identificação de anomalias dentro dos bancos de dados estudados.

Biografia do Autor

Eulália Aires de Siqueira Gê, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Pós-Graduada em Auditoria e Pericia Contábil pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN); Pós-Graduanda em Gestão Contábil pelo Centro Universitário UNIFAEL.

Erivan Ferreira Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutor em Ciências Contábeis. Mestre em Administração. Especialista em Contabilidade Gerencial. Graduado em Ciências Contábeis e em Investigação Forense e Perícia Criminal. Professor Efetivo (Associado II) do Departamento de Ciências Contábeis da UFRN, em nível de graduação, e pós-graduação. Professor permanente do Programa Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UFRN (Mestrado). Chefe do Departamento de Ciências Contábeis UFRN (2015.2/2019.1). Exerceu a função de Coordenador Regional do Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFRN e Coordenador do Programa Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UFRN. Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do RN (mandato voluntário-2020/2023). Conselheiro Suplente representando o RN no Conselho Federal de Contabilidade. Coordenador do Projeto Laboratório de Estudos, análises e práticas contábeis (UFRN/FUNPEC). Tem experiência na área de Auditoria e Perícia Contábil. Também consultor, atuou e atua nas esferas pública, privada e no 3°. Setor. Pesquisa em Auditoria e Perícia Contábil, Resolução de Conflitos e Educação Fiscal. Atua em casos complexos envolvendo a contabilidade.

Downloads

Publicado

04-05-2023