DERIVATIVOS COM FINALIDADE DE HEDGE OU ESPECULAÇÃO? ESTUDO COM EMPRESAS DE MATERIAIS BÁSICOS DA B3

Autores

Palavras-chave:

Derivativos, Especulação, Hedge, Proteção, Mercado Financeiro

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar se a utilização das operações com instrumentos financeiros derivativos pelas companhias brasileiras listadas na B3 integrantes do setor de atuação de materiais básicos, se dá com o propósito de hedge (proteção) ou de especulação. A contribuição se dá em função de esclarecer aos stakeholders a utilização dos derivativos pelas companhias do setor. Para identificar essas evidências, foram realizados testes empíricos com base na estimação de regressões e utilização de informações das demonstrações financeiras de 29 companhias abertas, do segmento de materiais básicos, considerando o período de 2010 a 2019. Os resultados empíricos demonstraram que há uma relação negativa entre o resultado com derivativos das companhias e o lucro líquido menos os resultados com derivativos, confirmando as expectativas de que as companhias integrantes do estudo utilizam esses instrumentos financeiros com o propósito de hedge (proteção). Também foi constatado que as companhias mais alavancadas ou listadas nos segmentos de governança corporativa da B3 utilizam os derivativos com menor frequência ou apresentam valores menos expressivos. O presente estudo contribuiu para fortalecer as hipóteses sobre a utilização de derivativos pelas companhias brasileiras do setor de materiais básicos da B3.

Biografia do Autor

José Alves Dantas, Universidade de Brasília - UnB

Professor da Universidade de Brasília (UnB) e servidor do Banco Central do Brasil, é graduado em Ciências Contábeis e em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com mestrado e doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB). Foi professor da Universidade Paulista (UNIP), do Centro Universitário Unieuro e do Centro Universitário Brasília (Uniceub), além de ter atuado em cursos de especialização na Universidade de Brasília, na Fucape Business School, na Fundação Getúlio Vargas, na Universidade Estadual de Goiás, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e na Universidade Católica de Brasília. Pesquisador nas áreas de concentração de contabilidade para usuários externos, mercado financeiro e auditoria, tem artigos publicados em diversos periódicos das áreas de contabilidade e finanças e em congressos científicos nacionais e internacionais.

Lorena Almeida Campos , Universidade de Brasília - UnB

Mestre do Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis - UnB (2017) Especialista em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria - FGV (2010). Especialista em Administração Financeira - Universo (2005). Graduada em Ciências Contábeis - PUC-GO(2002). Possui experiência nas áreas de Contabilidade e Gestão Empresarial. Atualmente é Professora Assistente da Universidade de Brasília - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais - CCA e doutoranda em Ciências Contábeis pelo PPGCont-UnB.

Downloads

Publicado

04-05-2023